7 Dicas essenciais de cuidados com jóias

Gurias,

Recentemente foi divulgada uma curiosidade bacana sobre a Rainha Elizabeth da Grã Bretanha. No livro The Other Side of the Coin: The Queen, The Dresser and The Wardrobe , a autora Angela Kelly conta que um pouco de gin misturado com água são mais do que suficientes, segundo a monarca, para deixar suas peças preciosas com brilho e beleza máximos.

Jã tinham ouvido falar nesse truque? Claro que é só uma medida emergencial e esporádica, a realeza britânica tem a sua disposição os melhores joalheiros do mundo pra cuidar com produtos e equipamentos especiais de cada jóia! Rsrs

A curiosidade me deu a ideia de postar sobre o assunto, e compartilhar algumas dicas para deixar suas jóais sempre muito bem cuidadas e eternamente lindas!


Cuidados com jóias

  1. Em primeiro lugar, esteja sempre atenta, e limpe suas jóias regularmente. Cada ítem requer uma frequência específica de limpeza, que um joalheiro pode te indicar. Geralmente será anual, duas vezes ao ano… Deixe anotado para não esquecer sempre que chegar a hora.
  2. A embalagem original da jóia costuma ser o melhor local para armazená-las. Se não for possível, containers específicos pra esse tipo de armazenamento também podem ser comprados. Também é fundamental manter seus porta-jóias em locais arejados e livre de umidade. Ah, e sempre guarde cada peça individualmente!
  3. Lembre-se de sempre posicionar as jóias em um lugar seguro, seco e limpo, mesmo que for só por alguns instantes. É comum deixarmos as peças na bancada da pia, por exemplo. Melhor ter a empalagem ou porta-jóias sempre por perto para garantir que a peça esteja protegida sempre.
  4. Tirar as jóias antes de fazer tarefas que envolvam produtos químicos fortes é fundamental. Principalmente aquelas mais delicadas e de uso frequente, podem passar despercebidas, e acabar sendo afetadas pelos produtos. O mesmo vale para atividades como malhar, ir à praia, piscina, jardinagem, e outras com potencial de danificar suas peças.
  5. Uma dica antiga mas muito útil: sempre deixe para colocar as jóias por último no outfit. Principalmente passar perfumes, cremes, iluminadores e maquiagem, por exemplo, devem ser feitos antes de colocar os brincos, colares, braceletes…
  6. Sempre que chegar o dia da limpeza periódica, faça uma inspeção completa se tudo está bem fixo, se as peças estão no lugar, se alguma área da jóia precisa de atenção extra, etc. Por serem muitas vezes extremamente delicadas, podemos não perceber algum detalhe que precisa ser reparado.
  7. Em dúvida sobre os produtos corretos para usar na limpeza de cada tipo de pedra, metal, etc? Não hesite em procurar um profissional. Não vale o risco! Melhor garantir que o trabalho será feito por um especialista.

Beijos,

Clau