Claudia Bartelle

O que é Hygge e porque está todo mundo falando disso?

Gurias, vocês já devem ter falado em hygge por aí, né? Bom, tudo começou na Dinamarca. O povo de lá é considerado o mais feliz do mundo, sabiam? De acordo com uma pesquisa feita em 2016 pela Universadade da Colômbia. E, segundo o povo dinamarquês, o segredo desse prazer em viver todo vem do hygge (a pronúncia correta é huga), um conceito que eles põem em prática em suas vidas com muita frequência, e que vem inspirando todo o mundo!

Mas o que significa o hygge? São as situações cotidianas que simbolizam relaxamento, paz, sossego e muito aconchego. Principalmente dentro de casa. Não fazer nada, ou praticar uma atividade muito prazerosa e tranquila em um ambiente calmo. Lá na Dinamarca isso é incentivado e esse bem-estar é valorizado como ouro!

A palavra mais próxima de hygge em português seria “aconchego”, mas ela não traduz exatamente o sentimento. Porque o hygge vai muito além do físico, tem muito a ver com a tranquilidade e paz envolvidas em situações assim.

Láaaa na redião nórdica, o frio predomina, então o hygge acaba sendo muito associado ao frio. Mais ainda com a época de final de ano, natal, família… Por isso a maioria das referências vistas na internet de hygge são em frente à lareira, com xícaras de chocolate quente, chás e árvores de natal ao fundo! Repararam nisso? Realmente o inverno provoca na gente uma necessidade de aconchego maior, talvez porque estar protegido dentro de casa do frio que faz lá fora é uma das sensações mais aconchegantes do mundo. Imaginem então em países tão frios que o inverno dura quase o ano todo?

Mesmo assim, aqui no nosso país super tropical, também sabemos valorizar um momento de paz e tranquilidade indoors! O que não faltam são atividades simples e relaxantes para se fazer em casa, naquele momento de folga precioso que tanto amamos! Seja sozinha, com seu par, ou com a família. E até com os amigos! A lição que fica de tudo isto é a importância de valorizar MUITO os momentos assim, torná-los frequentes sem culpa, e desfrutar cada segundo do seu hygge sabendo o bem que faz pras nossas vidas!

Hygge Inspiration!

Postei aqui no blog umas dicas muito bacanas pra deixar a casa mais aconchegante no inverno, tenho certeza que vai ajudar no seu hygge! E aqui tem algumas ideias pra decorar lareiras. Ah, e não perde este post com algumas formas super fáceis de deixar seu lar mais cheiroso!

Bom hygge pra vocês =)

Beijos,

Clau

Deixe o seu comentário aqui embaixo